Pós-graduação: quais são os tipos existentes?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já concluiu ou está concluindo a graduação, mas sente que ainda falta algo? Os quatro ou cinco anos de faculdade deixaram alguma lacuna no seu aprendizado? Ou acredita que ainda pode mais? Uma pós-graduação pode ser o caminho – ou vários deles.

Eis que você se depara com uma encruzilhada. Que tipo de pós-graduação devo buscar? Quais tipos de pós-graduação existem?

tipos de pós-graduação

Em algum momento durante a trajetória escola – ensino médio – faculdade, você se deparou com aquela colega que gosta muito, muito mesmo, de estudar.

Também havia aquele colega que queria “colocar a mão na massa”, sem muito apego à pesquisa. Esses diferentes perfis são contemplados por diferentes caminhos na pós-graduação, que estarão dentro de dois espectros de foco na hora dos estudos

Pós-graduação lato sensu

Lato sensu, do latim “sentido amplo”, é o tipo de pós-graduação com foco na prática profissional. Seu objetivo é de capacitação pontual e específica.

São cursos mais breves, que duram de um ano e meio a dois anos, pensados para quem precisa conciliar os estudos com a rotina de trabalho, por isso as aulas geralmente ocorrem aos finais de semana.

Prof. Ms. Marcelo Carlos Zampieri , Coordenador Geral da Pós-graduação da FADISMA, fala sobre o perfil do aluno de pós-graduação Lato Sensu.

Especialização

Dentro do “mundo” das lato sensu, a especialização pode ser o seu primeiro passo. Trata-se de um tipo de pós-graduação voltada para o aperfeiçoamento técnico e científico, de maneira específica, na sua área de atuação. É um curso voltado para aqueles que não desejam se tornar pesquisadores da área, com uma média de 180 horas aula de carga horária.

Supomos que és um advogado ou servidor público que tem um gosto especial por gestão e segurança. A Especialização em Segurança Pública e Uso Integrado da Força pelo Estado Brasileiro pode ser a ideal para você.

MBA

O master business administration ou mestre em administração de negócios, em bom português, é um curso voltado para profissionais com ambição de se tornarem gestores.

Em geral, o MBA é voltado ao mercado corporativo e possui uma carga horária média 360 horas aula. É prática comum desses cursos utilizarem profissionais de excelência em sua respectiva área como professores convidados.

Pós-graduação stricto sensu

Prof.ª Dra. Nathalie Kuczura – Coordenadora de Monografia, Pesquisa e Extensão da FADISMA.

A pós-graduação stricto sensu se dá em caráter estrito, também com origem no latim. Ela foca em um tema, que é pesquisado a fundo, através de um projeto previamente pensado. Isso implica em um curso com cargas horárias maiores e que exigem, na maioria dos casos, dedicação integral do acadêmico. Na maioria dos casos, o enfoque é na formação de professores e pesquisadores.

Mestrado acadêmico

Visa formar professores e/ou pesquisadores de determinada área da Educação Superior. O mestrado exige paixão pelo estudo e pela pesquisa, pois será o foco na rotina do acadêmico, que traçará todo um caminho de capacitação até chegar à vida docente.

Os cursos de mestrado exigem um pré-projeto de pesquisa, além de exigir que o candidato passe por uma prova classificatória.

Mestrado profissional

O mestrado profissional possui foco misto: no mercado de trabalho e na pesquisa. Assim como o acadêmico, seu objetivo é aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos ou artísticos, mas que sejam úteis e vinculados ao dia a dia do profissional.

Esse curso abrange profissionais com gosto pela pesquisa, mas que não almejam fazer dela sua principal atividade.

Doutorado

É o passo seguinte ao mestrado, em nível mais complexo de aprendizado e profundidade do campo de estudo e pesquisa. Esse é o lugar do pesquisador nato, que ambiciona ser professor. O projeto de pesquisa também se faz necessário, bem como todo um novo processo de seleção.

Pós-doutorado

O terceiro passo, uma continuação da pesquisa do doutorado. Diferente do anterior, o pesquisador do pós-doutorado não necessita, obrigatoriamente, cursar disciplinas. Porém, deve dar sequência em seu trabalho como pesquisador, indo ainda mais fundo no tema escolhido.

Pós-graduação. Qual é o seu perfil?

tipos de pós-graduação

Conclusão

Vimos que os caminhos possíveis são diversos, plurais e que abarcam diferentes personalidades. Entretanto, existe uma característica convergente: a inquietação. Uma pós-graduação, independente de qual tipo seja, exige dedicação do acadêmico.

Serão várias horas de estudo, vários finais de semana de descanso trocados por esforço. A trilha escolhida poderá ser maior ou menor, mas com certeza ao final dela o objetivo será gratificante – e com um up na sua carreira acadêmica ou executiva.