21 Motivos Para Escolher a FADISMA.

Tempo de leitura: 11 minutos

Seja você um trabalhador que sonha em cursar uma faculdade para buscar um futuro melhor para você e para a sua família, seja você um estudante que está se preparando para entrar no ensino superior. O fato é que escolher a instituição certa é uma decisão nada simples e envolve diversos fatores.

Qualidade acadêmica, metodologia, oportunidades, horários, valor da mensalidade, ambiente, colegas, professores, localização, infraestrutura…

A lista é extensa.

A decisão é sua, mas queremos que você saiba sobre as mútiplas possibilidades e infinitas descobertas que você poderá vivenciar na FADISMA. Separamos, então, “apenas” 21 motivos para ajudar na sua escolha.

Boa leitura!

1. O curso de Direito

O curso de Direito da FADISMA possui um quadro docente que mescla experiência teórica e prática. Temos professores advogados, das forças policiais, da área de auditoria trabalhista, da Advocacia Geral da União, do Judiciário, entre outros espaços de atuação. O equilíbrio entre teoria e prática beneficia o acadêmico ao situá-lo nas demandas reais e atuais do mercado de trabalho.

Durante sua trajetória, o acadêmico será avaliado de maneira contínua, recebendo uma formação ética, polivalente, pluri, inter e transdisciplinar, indo além do saber jurídico somente. Na FADISMA promovemos uma criativa construção do conhecimento, assim como a legitimação da vocação e busca pela justiça.

2. O curso de Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis da FADISMA possui um amplo reconhecimento das autoridades ligadas à contabilidade no município e no estado, sendo presença constante e em bom número nos eventos realizados pelo Espaço Contábil e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

Durante sua trajetória, o acadêmico é inserido em diversos contextos de aplicação prática dos conteúdos adquiridos em sala de aula. A Instituição conta com laboratórios bem equipados e com softwares atualizados para tal. Essa dinâmica permite ao aluno enfrentar situações adversas e desafiadoras em um ambiente seguro, para depois estar preparado para sua inserção no mercado de trabalho.

A FADISMA oferta o ensino da contabilidade com uma aproximação ao mundo jurídico, visto que estes andam muito próximos. Esse diferencial no aprendizado permite uma compreensão transdisciplinar das Ciências Contábeis.

3.  Tradição e reconhecimento

Fundada em 2003, a Faculdade de Direito de Santa Maria se manteve em atividade durante todo o período, até o momento vigente. Ao final daquele ano, iniciaram-se as atividades letivas, através da primeira turma de Pós-Graduação Lato Sensu. Em 2004, compôs-se a primeira turma do curso de Direito, e em 2014, a expansão do leque de ensino, com a fundação do curso de Ciências Contábeis.

Hoje, a FADISMA é reconhecida no município como uma Instituição de excelência nos cursos que oferece, projetando profissionais qualificados ao mercado de trabalho, bem como pesquisadores para o mundo acadêmico.

4. Plano de Vida Acadêmica Personalizado

A preocupação com o bem-estar do aluno e sua felicidade, sobretudo, além do seu desempenho acadêmico e formação profissional, é regra na FADISMA. E, com o objetivo de evoluir em seu processo de acompanhamento dos estudantes, a FADISMA passou a caminhar com um olhar ainda mais apurado, através do Plano de Vida Acadêmica (PVA), que compreende interesses e objetivos do discente, suas áreas de maior e menor interesse e, especialmente, as potencialidades a desenvolver, conhecimentos a aprimorar e, por conseguinte, metas a alcançar, numa conjugação de olhar atento e apoio institucionais.

E, com o objetivo de evoluir em seu processo de acompanhamento dos estudantes, a FADISMA passou a caminhar com um olhar ainda mais apurado, através do Plano de Vida Acadêmica (PVA), que compreende interesses e objetivos do discente, suas áreas de maior e menor interesse e, especialmente, as potencialidades a desenvolver, conhecimentos a aprimorar e, por conseguinte, metas a alcançar, numa conjugação de olhar atento e apoio institucionais.

5. Infraestrutura, localização e segurança

Estamos sediados na região central de Santa Maria. As nossas salas de aula, todas com ar condicionado, são multimídia, temos biblioteca e laboratório de informática e toda a IEs conta com Wi-Fi e monitoramento em vídeo. Também estamos ampliando nossa estrutura para oferecer espaços de recreação, experiências e vivências.

6. Intercâmbios

Periodicamente, a FADISMA oferece aos seus acadêmicos chances de expandirem suas fronteiras. Com intercâmbios de curta e longa duração, dá aos estudantes um diferencial competitivo para o mercado de trabalho e para o mundo da pesquisa. Os destinos atuais são Argentina, Chile e Espanha. A Instituição também é membro da Rede Íberoamericana de Faculdades e Escolas de Direito e possui, ainda, convênios com Colômbia e Peru. 

7. Networking e Empregabilidade

Pela formação com enfoque na inserção no mercado de trabalho, os acadêmicos da FADISMA contam com uma grande rede de conexões feitas através da Instituição. São diversos escritórios de advocacia e contabilidade conveniados com a faculdade, além de oportunidades nos escritórios geridos por professores e nos órgãos públicos.

8. Qualidade acadêmica

Vamos além das Ciências Contábeis e do Direito. Temos um projeto pedagógico atual e inovador. Oferecemos o que você busca e precisa e nas mais diversas formas.  Conectamos valores humanísticos à tecnologia da informação e da comunicação e muito mais. Proporcionamos a convergência entre ensino, prática profissional, pesquisa e extensão, utilizando-se dessas duas últimas para a retroalimentação das primeiras;

9. Produção constante

Oportunizamos aos acadêmicos diversos temas e escopos de pesquisa, ligados a outros projetos ou disciplinas. Nosso objetivo é formar um aluno com diferentes qualidades interligadas – o extensionista, mas que também produz cientificamente, e vice-versa. Nos últimos dez anos, a FADISMA desenvolveu:

349 projetos de ensinos;

152 projetos de pesquisa;

225 projetos de extensão;

98 projetos de prática profissional e

80 projetos de responsabilidade social.

10. Núcleos

Para atender à diversidade de demandas que a sociedade na qual a FADISMA está inserida apresenta, a Instituição organizou-se não apenas em coordenações gerais e/ou de apoio, mas também em núcleos de estudos. Estes, sob o alicerce do ensino, da pesquisa, da extensão e da prática profissional, contribuem com o papel extraclasse da Instituição.

  • Núcleo de Direito Internacional (NEDI): desenvolve oportunidades para que os acadêmicos tenham uma visão comparada no âmbito do Direito e das Ciências Contábeis acerca de temas determinados, através da pesquisa, em intercâmbios de curta e longa duração. Neles, o acadêmico vivencia uma nova cultura nos países de Instituições de Ensino Superior parceiras;
  • Núcleo em Webcidadania (NEW): motivado pelo tema “a internet a serviço da sociedade”, trabalha aproximando cidadãos e suas bandeiras;
  • Núcleo de Direito Ambiental e Urbanístico (NUDAU): focado no planejamento urbano, Regularização fundiária e acesso à moradia, estudos de impacto e gestão ambiental;
  • Núcleo de Prática Profissional e Empreendedorismo (NUPPE): em um cenário de iniciativa, visão de futuro, capacidade de inovar, de organizar demandas e gerenciar equipes, busca identificar oportunidades e desenvolver meios de aproveitá-las, assumindo riscos e desafios;
  • Núcleo de Segurança Cidadã (NUSEC): trabalha com pesquisas e projetos voltados à qualificação e aperfeiçoamento da gestão pública das políticas de segurança pública desenvolvidas por municípios, observando peculiaridades locais e regionais, estimulando e fomentando uma transição para a segurança cidadã.

11. Programa Advogue

Curso preparatório para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É ofertado gratuitamente aos alunos concluintes e egressos do curso de Direito da FADISMA. Com encontros presenciais e conteúdo online, o Advogue traça uma estratégia de estudos para cada um dos participantes.

12.  Projeto Declare-se

Projeto nascido em 2018, o Declare-se busca aproximar a Instituição da comunidade de Santa Maria e região. Nele, os acadêmicos de Ciências Contábeis, sob supervisão dos professores, atuam como contadores, realizando atendimentos, dando orientações e fazendo Declarações de Imposto de Renda para pessoas físicas, de maneira gratuita. A atividade dá ao acadêmico a oportunidade de ter contato direto com o público e testar seus conhecimentos teóricos na prática, além de dar um retorno da produção de conhecimento à sociedade.

13. Formação para Liderança e Colaboração Discente

O desenvolvimento de liderança e trabalho em equipe são grandes desafios no mercado de trabalho. A FADISMA acredita que os líderes de alto desempenho, que participam da chamada (r)evolução digital, se baseiam em foco e compromisso para tomadas de decisões assertivas e que buscam, constantemente, habilidades e competências multifacetadas para terem destaque.

A Formação para Liderança e Colaboração é uma oportunidade anual e tem dois níveis. Um focado em experienciação, apostando na criatividade e na conexão de pessoas e ideias, favorecendo bandeiras individuais e coletivas. Esse é para alunos do ingresso até o 6º semestre, no Direito e; até o 5º, na Contábeis. Os alunos concluintes podem participar do segundo nível e têm, por sua vez, acesso gratuito e extracurricular a conhecimentos e trocas de experiências acerca de Gestão de Tempo, Marketing Pessoal e Posicionamento Digital, entre outros incentivos.

14.  Descontos para conveniados

Mantemos convênios com diversas categorias profissionais, com a concessão de descontos de 5 a 13% na semestralidade para alunos e seus dependentes – SEMAPI, Amapergs, Apofesma, Apusm, Ministério da Defesa, Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, SINCOTECSM, Sintrajufe/RS são órgãos de classe conveniados.

15.  Desconto de 30% para ingressantes do curso de Direito

Concedemos aos ingressantes do curso de Direito desconto correspondente a 30% das parcelas mensais da semestralidade durante o primeiro ano da graduação.

16.  Financiamento de 50% via CREDIES

O CREDIES, crédito próprio da Instituição, permite ao aluno pagar 50% da mensalidade e o restante depois de formado. Simulações ou informações adicionais sobre essa modalidade podem ser requisitadas pelo e-mail [email protected].

17.  Bolsa, em média, de 60% para ingressantes de Ciências Contábeis

Os ingressantes do curso de Ciências Contábeis poderão receber uma bolsa que corresponde, em média, a 60% das parcelas mensais da semestralidade pelo período de um ano. 

18.  Desconto de 15% para o aluno que se matricular nas disciplinas aconselhadas

O aluno que se matricular na totalidade das disciplinas da sequência aconselhada da grade curricular da Instituição, para o respectivo semestre, terá uma redução equivalente a 15% sobre o valor da semestralidade.

19. Desconto de 10% para pagamentos em dia

O aluno que efetuar o pagamento da parcela da semestralidade até adata de seu vencimento (quinto dia do mês), terá um desconto equivalente a 10% sobre o valor pago.

20.  Desconto de 30% na semestralidade para pessoas com 50 anos ou mais

O aluno que na data do deferimento da sua matrícula possuir 50 anos completos ou mais, terá uma redução equivalente a 30% sobre o valor da semestralidade. 

21.  Fies e Prouni

Oferecemos vagas para o ingresso no Curso de Direito (turno diurno matutino e noturno) e no Curso de Ciências Contábeis (noturno) através do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), de acordo com o saldo existente junto a esses Programas. Esses processos seletivos ocorrem independente do vestibular e do edital de outras categorias. Os estudantes interessados nesses programas precisam estar ligados nos processos seletivos divulgados pelo MEC, via portal.mec.gov.br, e ter feito o ENEM.

E então? Ficou interessado(a) em conhecer melhor a FADISMA? Saiba que estamos de portas abertas para receber você. Ligue para nós e agende uma visita no (55) 3220-2500.

Estamos também com o processo de ingresso aberto. As inscrições para o vestibular vão até o dia 27/06. Acesse https://ingresso.fadisma.com.br. As inscrições são GRATUITAS. Você pode escolher a melhor data para fazer a prova: 29 ou 30/6.

Caso opte pelas outras categorias de ingresso, você poderá se inscrever, também de forma gratuita, até 23/8 neste link. As categorias são:

  • Desempenho em outros vestibulares;
  • Nota do ENEM;
  • Transferência externa;
  • Portador de diploma de curso superior;
  • Reingresso.

Até mais!