Direito Civil: 4 Livros Essenciais Para Começar Os Estudos

Tempo de leitura: 4 minutos

direito-civil-1

Se você foi aprovado no curso de Direito ou já sabe que este é o caminho para sua graduação, saiba que você vai precisar de muitos livros. Uma das primeiras disciplinas técnicas da faculdade e que possui livros dos mais variados tipos será o Direito Civil, que vai te acompanhar até a fase final da graduação.

Este ramo do mundo jurídico trata sobre assuntos da vida privada, que dizem respeito a vida das pessoas, seus direitos, obrigações e sobre seus bens e relações a partis destes.

Pensando em quem vai começar os estudos na área, preparamos uma lista com 4 livros para conhecer bem esse assunto.

Vamos lá?

1. Direito Civil Brasileiro – parte geral, volume 1 – Carlos Roberto Gonçalves

A primeira dica de livro para o estudante é a de uma doutrina.

Doutrinas são obras que trazem a lei explicada por algum especialista da área. Independente do autor, as doutrinas abordarão um mesmo conteúdo – neste caso, o Direito Civil.

Elas possuem diferentes estilos, porque estão intimamente ligadas à forma com a qual o autor explana sobre o assunto: com uma linguagem mais simples ou mais rebuscada, com mais ou menos exemplos etc.

Então qual doutrina devo adquirir?

A de sua preferência!

No vídeo abaixo, a professora Karen Wolf, responsável pela disciplina de Direito Civil I da FADISMA, sugere algumas doutrinas e aponta a sua escolha: Direito Civil Brasileiro, de Carlos Roberto Gonçalves – parte geral, volume 1.

Ela explica o porquê no vídeo. Aperta o play!

A obra está disponível na biblioteca da FADISMA.

2. Direito Civil Constitucional – Anderson Schreiber e Carlos Nelson Konder

direito-civil-constitucional

A obra é assinada por dois professores e outros diversos autores membros do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Anderson Schreiber é professor da UERJ, doutor pela Università degli studi del Molise, da Itália, e Procurador do Estado do Rio de Janeiro.

Carlos Nelson Konder atua como professor no curso de Direito da UERJ, sendo doutor pela mesma Instituição. Também é professor da PUC-Rio.

Na obra, os autores abordam a metodologia da constitucionalização do Direito Civil, que conta com uma grande difusão entre autores no Brasil.

Disponível na Minha Biblioteca.

3. Os Direitos da Personalidade – Carlos Alberto Bittar

os-direitos-da-personalidade

Os Direitos da Personalidade nunca estiveram tão em voga como no contexto em que vivemos. O autor aborda diversos assuntos polêmicos como o aborto, a intimidade, a identidade, a liberdade, entre outros. Tudo isso sob diversas óticas: física, psíquica e moral da pessoa humana.

A obra de Carlos Alberto Bittar é considerada referência no Direito Civil, pois traz colaborações únicas em um conteúdo atual.

Carlos Alberto Bittar foi professor titular do Departamento de Direito Civil da Universidade de São Paulo e juiz do extinto 1º Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo. Ele possui estudos relevantes no Direito Civil, do Consumidor, de Autor e da Responsabilidade Civil. A presente obra se encontra em sua oitava edição.

A obra está disponível na biblioteca da FADISMA.

4. O Direito Civil em movimento – Nelson Rosenvald

o-direito-civil-em-movimento

O livro de Nelson Rosenvald busca instigar o leitor acerca de reflexões presentes no dia a dia da sociedade e que não possuem respostas fáceis e precisas.

Nelson trata de um conjunto de temas abrangendo todo o Direito Civil, desde a teoria geral até o Direito das sucessões, sobre fatos que dizem respeito à realidade brasileira, extremamente atuais, complexas e que resumem o caminho que o Direito Privado está traçando.

São visões múltiplas de situações comuns da vida, através de uma análise jurídica contextual, contadas através de pequenas histórias. Nelson Rosenvald atuou por 25 anos no magistério, outros 25 anos no Ministério Público, é professor de Direito Civil e coordenador de pós-graduação de Direito Civil e Societário no Complexo Damásio de Jesus (SP/SAT), Membro Fundador do Instituto de Direito Privado – IDP e Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBD

E então, ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre o universo do Direito e sobre a FADISMA? Então acesse este link com 21 motivos para você escolher a FADISMA.