Curso de Ciências Contábeis: A jornada do início ao fim

Tempo de leitura: 6 minutos

A jornada no Curso de Ciências Contábeis

A graduação é uma experiência diferente para todos. Para alguns, é o primeiro passo para seguir na carreira com a qual sonhava desde criança. Para outros, é uma mudança de planos que dá certo.

Para Denise Sates, aluna do oitavo semestre do Curso de Ciências Contábeis da FADISMA, foi um momento de se atualizar. Ela já tinha completado uma graduação no passado, um curso de Tecnologia em Contabilidade.

Porém, mesmo já tendo passado pelo setor financeiro de mais de uma empresa, Denise acreditava que era o momento de voltar a estudar na área. Para isso, ela escolheu um curso de bacharelado e ingressou no Curso de Ciências Contábeis da FADISMA como portadora de diploma em 2015.

Mesmo para a já experiente Denise, entrar na faculdade foi dar de cara com novidades:

“Era tudo novo, né? Porque aquele técnico que eu fiz lá atrás já estava todo desatualizado. Então quando entrei era tudo novo. Algumas coisas que eu pensei que já sabia, na verdade eu não sabia nada. Eu aprendi aqui novamente, e ainda estou aprendendo”

Enquanto a graduação anterior se era focada muito mais na parte prática, na FADISMA Denise se aprofundou nas teorias que cercam o saber contábil e construiu uma base de conhecimento muito mais ampla. Isso, é claro, foi importante para a atuação profissional dela.

Assim como muitos estudantes, Denise dividia seu tempo entre o trabalho e o estudo. À noite, ela frequentava as aulas do Curso de Ciências Contábeis, e de dia atuava no setor financeiro do seu antigo local de trabalho.

Com o passar do tempo, ela conseguiu se apropriar dos novos aprendizados em contabilidade e passou a atuar diretamente na parte de contabilidade da empresa, tendo, então, um crescimento profissional ainda dentro da graduação.

Mesmo sendo tão cheia de compromissos, ela arranjou tempo para participar de outras atividades, e fez parte do Projeto Declare-se Imposto Território Rural em 2018. Para ela, essa foi não só uma oportunidade de colocar em prática o que aprendeu em aula, mas também uma chance para impactar positivamente a comunidade com o Curso de Ciências Contábeis.

Entretanto, nem tudo são flores. No ano passado, Denise enfrentou dificuldades em continuar na graduação. A carga horária combinada com seu trabalho, que ocupava as manhãs e tardes, somada com as aulas à noite, fez com que ela não tivesse tempo para mais nada. Segundo a própria, ela chegava em casa após as aulas, perto das 23 horas, e saía para o serviço às 07h.

Evidentemente, os únicos momentos livres para ela eram os finais de semana, que acabavam sendo ocupados com estudos.

Essa penosa experiência fez com que, no oitavo semestre, Denise colocasse o pé no freio para diminuir o ritmo que vinha levando. Ela conseguiu reduzir seu horário no escritório de contabilidade onde atualmente trabalha e decidiu adiar um pouco o seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Por outro lado, uma valiosa lição foi tirada de tudo isso, que ela repassa agora aos futuros ingressantes do Curso de Ciências Contábeis:

Ela conseguiu colher bons frutos de uma situação ruim. Encontrou o seu limite e se adaptou a ele. Assim, pôde continuar a sua jornada de forma mais ponderada e controlada.

A Contabilidade é uma área bastante ampla que exige conhecimentos diversos. O Curso de Ciências Contábeis da FADISMA, por sua vez, oferece esses conhecimentos dentro de uma perspectiva transversal e inovadora.

A transição de Denise do setor financeiro para a contabilidade, que são complementares, porém distintos, aconteceu de forma gradual. Tanto que até hoje, apesar de trabalhar em um escritório de contabilidade, ela lida com questões financeiras, graças à sua bagagem anterior.

A graduação proporcionou a ela os saberes necessários para fazer essa mudança na carreira. Entretanto, a faculdade não se limita ao que se aprende em sala de aula. É uma experiência muito maior e abrange muito mais coisas.

Conviver com as diferenças, lidar com prazos, trabalhar em grupo. São todos aspectos que um curso superior te ensina a gerenciar.

E é dessa convivência que Denise tirou a maior lição dentro do Curso de Ciências Contábeis:

Pois não é só de números e contas que o Curso de Ciências Contábeis é feito. Antes de tudo, são as pessoas. Professores e alunos que, por exemplo, incentivaram Denise a seguir em diante em momentos difíceis, e que a ajudaram com os conteúdos quando ela estava sem tempo para estudar por causa do trabalho.

“Então chega um momento que tu pensas: “não aguento mais, vou desistir”. Mas aí vem um professor e te diz que tu vais conseguir, que vai passar. Vem um colega e te dá uma força, faz o trabalho junto; a gente vai se ajudando. E é isso que te incentiva, sabe?”

Agora, na reta final para o fim da faculdade, Denise pondera sobre o futuro. Apesar de já estar trabalhando em um escritório de contabilidade, ela ainda precisa ser aprovada no exame de suficiência do Conselho Regional de Contabilidade para poder atuar como contadora.

Existe também a possibilidade de concursos públicos. O que se aprende na Curso de Ciências Contábeis é muito útil para a realização das provas, mesmo que não seja para o cargo específico de contador.

Porém, ela aceitou um outro desafio: abrir e gerenciar o próprio negócio. Até o fim do ano, salvo imprevistos, as reformas terminarão e o seu pet shop estará pronto para receber o público. É a oportunidade perfeita para ela colocar em prática tudo que vem aprendendo nos últimos anos.

A FADISMA tem certeza de que Denise é mais do que capacitada para enfrentar essa nova jornada. Seja como contadora ou empreendedora, ela é a prova viva de que a perseverança é chave para alcançar os objetivos. Com a graduação quase completa, Denise tem as ferramentas para voar cada vez mais alto.

A graduação em Ciências Contábeis da FADISMA busca formar profissionais diferenciados para o mercado de trabalho através de iniciativas únicas. Projetos como o Declare-se, citado anteriormente, e parceria com instituições como o Observatório Social de Santa Maria criam o ambiente ideal para a formação de excelentes contadores.

Se interessou? Então leia o nosso post: Ciências Contábeis: por que o nosso curso é diferenciado?”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *